YouTube


Visite o Canal Estudando Linguas e Temas Diversos (Powered Leco) e assista nossas videoaulas




sábado, 6 de agosto de 2016

Giroscópio

Giroscópio é um dispositivo que consiste de um rotor suspenso por um suporte formado por dois círculos articulados, com juntas tipo cardan. Seu funcionamento baseia-se no princípio da inércia. O eixo em rotação tem um efeito de memória que guarda direção fixa em relação ao círculo máximo, dispensando as coordenadas geográficas. O giroscópio veio a substituir a bússola (agulha magnética) na navegação marítima. Na aviação, serve de girocompasso e piloto automático, permitindo o voo em condições de visibilidade zero. Nos voos espaciais o dispositivo é fundamental para a orientação das espaçonaves.

O giroscópio consiste essencialmente em uma roda livre, ou varias rodas, para girar em qualquer direção e com uma propriedade: opõe-se a qualquer tentativa de mudar sua direção original. Exemplo facilmente observável é que, ao girar a roda de uma bicicleta no ar e tentar mudar a direção de seu eixo bruscamente, percebe-se uma enorme reação.
Dessa maneira, o giroscópio serve como referência de direção, mas não de posição. Ou seja, é possível movimentar um giroscópio normalmente no espaço sem qualquer trabalho além do necessário para transportar sua massa. A resistência surge contrária a forças que atuem de maneira a rotacionar seu eixo de rotação a qualquer configuração não paralela à sua posição original. Assim, um veículo munido de um giroscópio e sensores apropriados pode medir com precisão qualquer mudança em sua orientação, exceto rotações que ocorram no plano de giro dos discos do giroscópio. Por essa razão, normalmente são utilizados dois giroscópios perpendiculares de modo a integralizar a possibilidade de detecção de variações na orientação.
É usado como auxiliar em navegação de helicópteros radio controlados, corrigindo automaticamente o curso.
As agências espaciais utilizam um aparelho baseado no giroscópio conhecido como giroscópio humano para o treinamento de astronautas. O astronauta utiliza o peso como motor e tem a sensação de "driblar a gravidade". Somente depois de estar apto ao Giroscópio humano o astronauta estará pronto para fazer viagens espaciais.

Uso Moderno

In addition to being used in compasses, aircraft, computer pointing devices, etc., gyroscopes have been introduced into consumer electronics. Since the gyroscope allows the calculation of orientation and rotation, designers have incorporated them into modern technology. The integration of the gyroscope has allowed for more accurate recognition of movement within a 3D space than the previous lone accelerometer within a number of smartphones. Gyroscopes in consumer electronics are frequently combined with accelerometers (acceleration sensors) for more robust direction- and motion-sensing. Examples of such applications include smartphones such as the Samsung Galaxy Note 4,[46] HTC Titan,[47] Nexus 5, iPhone 5s,[48] Nokia 808 PureView[49] and Sony Xperia, game console peripherals such as the PlayStation 3 controller and the Wii Remote, and virtual reality sets such as the Oculus Rift.[50][n

A Nintendo integrou o giroscópio com o console Wii através do "Wii MotionPlus", um hardware que é conectado ao Wii Remote. Possuindo uma capacidade de simular uma representação mais precisa 1:1 no espaço 3D em relação à simulação dentro do jogo, o giroscópio adicional permitiu à Nintendo criar jogos de movimento mais intenso.[1] A Nintendo em 2011 lançou um de seus mais novos consoles portáteis, o Nintendo 3DS (o console que deu abertura a Oitava Geração dos consoles) que também possui giroscópio.

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário